Imagine ter em mãos documentos
como Cartas do Rei do Brasil Colônia
ou um material tombado pela Unesco,
como Atas do Mundo?

DIGITALIZAÇÃO ACERVO HISTÓRICO DE SALVADOR

Imagine poder tocar nos registros guardados desde os anos 1.600?

Este é o sentimento e o cuidado que percorre o prédio da Prodetur, local onde os mais de 32 funcionários da QualyCopy estão atuando diretamente com a missão de digitalizar todo o acervo histórico da cidade de Salvador.

A responsabilidade é grande e a equipe trabalha constantemente nas seguintes etapas:

  • Triagem e Higienização;
  • Conservação e Restauração;
  • Organização e Acondicionamento;
  • Digitalização;
  • Indexação;
  • Descrição arquivística;
  • Transporte do acervo para as novas instalações do Arquivo Histórico Municipal de Salvador;
  • Treinamento da equipe responsável pelo acervo.

 

Essa é a nossa missão em prol da primeira capital do Brasil.

RESUMO DO PROJETO

  • Desenvolver meios para plena salvaguarda e ampliação do tempo de vida dos documentos em seus diversos suportes de informação, físicos ou digitais;
  • Implementar a preservação do patrimônio histórico e da memória para as futuras gerações;
  • Transmitir o conhecimento técnico da execução dos serviços por meio de treinamento da equipe da Prefeitura de Salvador a ser designada.

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

Só uma empresa que atua há 23 anos na área de Gestão Documental, poderia realizar esse trabalho de maneira eficaz. Cada etapa é pautada em processos bem definidos, sendo liderada por seus gestores e contando com profissionais qualificados e estimulados.

 

Quando percorremos o ambiente de trabalho desses colaboradores, podemos ver a dedicação em ter em suas mãos um trabalho com valor inestimável para a nossa Salvador.

 

“Trabalhar no Acervo de Salvador! Tem coisas na cidade que muitas pessoas não conhecem, trabalhar com esse acervo além de trazer gratidão traz também um grande desafio por ser uma biblioteca histórica”, afirmou Lídia Araújo, bibliotecária.

 

“É um trabalho dedicado e minucioso, onde há muita geração de dados. Quando soube do potencial do projeto e da possibilidade de trabalhar com a memória de Salvador, vi que seria uma experiência divina, fiquei muito feliz. É uma experiência extremamente significativa.”, disse Tatiana Nascimento, estudante de arquivologia e bibliotecária.

 

Previsões
PRAZO DO PROJETO

Conciliar a qualidade e os prazos tem sido critério fundamental e resultado de um trabalho em conjunto com todas as áreas.

Já no primeiro mês ultrapassamos a meta da produção. O que nos traz bons olhos à conclusão programada para Junho de 2022.

GALERIA DE FOTOS

Confira algumas fotos desse projeto e se aproxime mais do nosso dia a dia,
bem como do orgulho que é ser QualyCopy!

OUTROS CASES

Quem nunca ouviu a frase “na minha bagunça eu acho tudo”? Se você conhece alguém que se utiliza dessa premissa, não acredite!

Confira o vídeo da Qualycopy e Epson, uma parceria de grandes resultados.

© 2021 - Todos os direitos reservados.